quarta-feira, 20 de maio de 2009

O que Julia Roberts e Stallone tem em comum?

Na semana passada, assisti a uma palestra sobre os clássicos do cinema e suas trilhas sonoras. Isso me fez pensar nas trilhas que se tornaram clássicas e indisociaveis aos filmes. Fazendo um recorte no fim do século XX, há duas musicas que se encaixam perfeitamente nesse caso.


Vai falar que você não visualiza a Julia Roberts quando escuta o seguinte trechinho: “pretty woman, walking down the street.” Não tem como negar! Outro filme que eternizou sua trilha foi Rock Balboa. Ao ouvir aquele “tantantam tantantam tantantam tantantam”, você lembra do filme e, mais do que isso, tem vontade de correr por ai dando soquinhos no ar e subir a primeira escada que aparecer na sua frente.

Depois de cantarolar essas musicas, comecei a tentar pensar em uma trilha do século XXI que tivesse esse mesmo poder, aquela musica que você provavelmente não sabe o nome, não tem a menor ideia de quem gravou, mas pode precisar o momento em que “aparce” no filme. Mas, infelizmente, não a identifiquei. Não sei se ela ainda não existe, se eu ando assistindo aos filmes errados, ou se precisamos de um distanciamento para conseguir identificar um clássico.

Se tivesse que apostar em uma musica para assumir esse papel, seria “Maybe tomorrow” da banda Stereophonics . Essa musica encerra um filme, que apesar de ter ganho o oscar, não e muito badalado, que e o “Crash - no limite”. Bem, daqui a uns 20 anos a gente volta a conversar sobre o assunto e eu vejo se cheguei, pelo menos, perto de acertar. E você tem algum palpite para o clássico da primeira década do século XXI?

Veja no you tube um video de um usuário identificado como mvmps que misturou algumas cenas do longa com a musica.

Um comentário:

  1. Eu acho que só vai haver um clássico dessa década quando já estivermos na próxima.
    Uma música que me lembra perfeitamente o filme e "Everybody's got to learn sometime" que toca no fim do filme "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças", mas sei que ela marca pra mim, que sou apaixonada por aquele filme.
    Talvez o que falte é justamente isso, um filme que apaixone todo mundo.
    Mas música marcante e filme bom é o que não falta.

    ResponderExcluir

Então, o que você achou do que eu achei?